Luiz Pagano Chemical Bank NY . ft business prss |
Minha história de grande amor por comidas e bebidas e suas implicações culturais começa em novembro de 1996, devido a um estado de profundo esgotamento emocional, mental e físico causado pelo estresse excessivo e prolongado, conhecido hoje como Síndrome de Burnout.
No final de 1996 eu estava quase alcançando meu grande objetivo de carreira, ser operador de mesa para um grande banco internacional - tinha grande experiência com operações de câmbio, desde meu estágio em abril de 1989 já havia passado pelos departamentos de exportação, importação, contabilidade centralizada e a essa altura trabalhava boletando as operações do escritório brasileiro do Chemical Bank no Brasil (Banco NorChem, antiga associação do Banco Nororeste com a Klabin), o terceiro maior banco dos Estados Unidos na época, com aproximadamente US$182,9 bilhões em ativos e mais de 39.000 funcionários em todo o mundo.
Como sou formado em administração de empresas e pós-graduado em negócios internacionais, amo e estudo idiomas e queria conhecer os países do mundo, pensei que o mercado financeiro seria minha porta de entrada, quando na verdade quase me levou a morte prematura.
O burnout me causou alguns efeitos psicossomáticos importantes, como perda de memória seletiva, pressão alta e vitiligo, más os impactos mentais foram os mais importantes, pois me porporcionou todo o impulso necessário para redirecinar minha vida e refazer meus objetivos.
Nochem Dealing Desk in Brazil 1995 ~1996 (partnership of Chemical Bank and Banco Noroeste) |
Aproveitei a demissão do banco para mudar minha vida, resolvi, através do meu cunhado na época, trazer da Califórnia aquecedores para ambietes externos, os Patio Heaters da DCS, e outros equipamentos profissionais de cozinha.
No pouco tempo que trabalhei nessa empreitada, conheci vários bares e restaurantes, bem como seus chefs, entendi o quanto as relações entre comida e bebida funcionam como uma forma física de assimilação cultural e me trouxe uma nova dimensão de como crescer no meu propósito de conectar e integrar culturas.
Percebo agora que foi a decisão perfeita, parei de visitar escritórios para realmente ter uma imersão completa na cultura dos povos no mundo.
Não demorei munto a me juntar como sócio ao melhor vendedor que já conheci, Mauricio Bozzi para criar a Bozzi & Pagano, empresa especializada na introdução de novos produtos no Brasil.
Luiz Pagano e Mauricio Bozzi da Bozzi & Pagano em evento com representante da cultura russa. |
A proposta da Bozzi & Pagano era usar minha experiência com processos administrativos e o talento de vendas da Mauricio para introduzir produtos com algum grau de dificuldade no mercado brasileiro, e nossos clientes foram:
DCS do Brasil (1997 ~ 2007) - Introdução de aquecedores para áreas externas fabricados pela DCS americana e linha de fogões profissionais, bem como a abertura de duas lojas proprietárias, uma na Gabriel Monteiro da Silva e outra no Shopping D&D.
A Dynamic Cooking Systems, mais conhecida como DCS foi fundada por Surjit Kalsi, Roberto Bernal e Randy Rummelno ano de 1988 em Los Alamitos - CA, após serem demitidos da Vulkan.
Flash Power (abril de 1997 ~ 1999)- Criação e execução de um time especial de vendas, equipe especializada com excelente resultado 2 anos antes da regulamentação do produto no Ministério da Saúde.
Chegavamos a ter resultados mensais com mais de 40.000 caixas vendidas ao mês, por meio de liminares, antes mesmo de ter a regularização do mercado de bebidas energéticas no país. |
A Flash Power iniciou suas operações por meio da Lizu Trading, no ano de 1994 na Áustria, com base na bebida revigorante tailandesa chamada Lipovitan-D (Osotspa of Thailand, under licence of TAISHO PHARMACEUTICAL - TOKYO), e foi lançado no Brasil em 1997 trazida pelo visionário empreendedor austríaco Udo Holler.
A Flash Power, abriu as portas para o segmento de bebdias energéticas, tal como a Red Bull, empresa na qual eu tive o priviliégio de ser o primeiro Gerente On Premise do Brasil
Grupo ZAO Veda - ЗАО «Веда» (Novembro de 2005 ~ Dezembro de 2007)- Mais uma vez a Bozzi & Pagano antecipa tendências e introduz vodkas de São Petersburgo no mercado brasileiro. A vodka Russkiy Razmer (Русский Размер) foi a mais vendida de St. Petesburgo, até a morte de Kiril Ragozin, dono da empresa no ano de 2005.
Sucessos e fracassos são intercalados no caminho
Um dos casos mais emblemáticos que vivi no que diz respeito a erros inovação foi com a marca Sub Zero, uma das primeiras bebidas alcoólicas RTD “ready-to-drink” da Austrália e do mundo.
Com graduação alcoólica de 5.5 ABV, era uma cerveja crystal, sem lúpulo, com extrato de lima-limão ( Citrus/Lime) fabricada pela Australiana Foster’s e representada no Brasil pela Madasa, empresa na qual Luiz Pagano foi gerente do segmento de On Premise, como dito anteriormente, no ano de 1999, nesse mesmo ano a Smirnoff lançava como concorrente a Smirnoff Mule, com vodka, ginger ale com sabor lima/limão, que acabou não chegando fortemente ao Brasil - ambas foram flops...
Devo dizer que eramos apaixonados pela maraca e pelo logo da Sub Zero.
Tinha tudo para dar certo, tivemos festas de lançamento incríveis em Campos do Jordão, a marca era forte, bem, talvez o sabor fosse um pouco enjoativo.
Fato é que o sucesso da categoria RTD só chegou no ano de 2004, quase cinco anos depois com o multi milionário lançamento global da Smirnoff Ice, bem como com as devidas correções de sabor, publico alvo e preço da categoria.
Essas são algumas experiências que tenho orgulho de compartilhar, sei que tais exemplos podem ser tudo que o leitor precisa para dar um novo impulso à sua carreira.
Em suma, a tarefa mais assustadora em nossa vida profissional é a decisão de mudar de direção, deixar o emprego que está prejudicando sua vida e buscar a melhor opção disponível. Eu entendo agora que mesmo que você ache difícil fazer isso, a natureza sempre encontrará uma maneira de transformar seus desejos internos em realidade, tudo o que você precisa fazer é perceber essa oportunidade, agarrá-la e partir para a mudança.
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